Biomarcadores na EA

 

Investigador Principal: Prof. Doutor Fernando Pimentel

Duração do estudo: entre Março/2015 e Novembro/2018

Descrição do estudo:

A introdução de medicamentos biológicos, como os agentes anti-TNF-α (infliximab, etanercept, adalimumab, golimumab e certolizumab) e anti-IL17A (secukinumab) alterou a prática clínica com diversos benefícios na gestão e prognóstico dos casos clínicos.

No entanto, apesar de a maioria dos doentes com Espondilite Anquilosante responder bem a estas terapias, a resposta parcial continua a ser frequente. Identificar marcadores de resposta ao tratamento seria de grande benefício clínico, por permitir selecionar o fármaco de acordo com a probabilidade de reposta terapêutica. Esta possibilidade apresenta economia de tempo e de recursos.

O ensaio clinico intitulado "Identificação de biomarcadores da eficácia de um agente anti-TNF-α em doentes com Espondilite Anquilosante usando análise de transcriptoma e espectrometria de massa" tem como objectivo identificar biomarcadores de resposta a Anti-TNF α por estas duas técnicas em doentes com Espondilite Anquilosante.

Para este ensaio são elegíveis doentes com diagnóstico de Espondilite Anquilosante (EA) e com critérios para início de terapêutica anti-TNF (Guidelines da SPR). Os doentes são seguidos durante 14 semanas, período durante o qual são tratados com adalimumab. Este estudo conta com a colaboração de 9 centros de Reumatologia a nível nacional: Hospital Egas Moniz, Centro Hospitalar de São João, EPE – Hospital de São João, Centro Hospitalar de Tondela Viseu, Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Médio Tejo – Hospital de Torres Novas, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia, Instituto Português de Reumatologia e Unidade Local de Saúde do Alto Minho.