Saúde.Come
Investigador Principal: Prof. Doutora Helena Canhão
Duração do estudo: entre Abril/2015 e Março/2018
Descrição do estudo:
De acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas e definidos para o período de 2015 até 2030, a segurança alimentar, a nutrição e a agricultura sustentável serão metas essenciais para alcançar, até 2030.
Em Portugal, o objetivo do Plano Nacional de Saúde (pns.dgs.pt) é maximizar os ganhos de saúde e a melhoria da saúde de todos os indivíduos, através de um conjunto de estratégias que visem promover a equidade em saúde. No entanto, a falta de informação epidemiológica, válida e útil para apoiar a tomada de decisão política, constitui um grande desafio para a saúde pública.
Tendo em conta estes princípios, o Saúde.Come - Promoting Food Security desenvolveu um registo robusto de insegurança alimentar (acesso limitado ou incerto a uma alimentação adequada, por fatores sociais e/ ou económicos, impedindo a manutenção de uma vida saudável) e os seus determinantes nas famílias portuguesas, tendo particular atenção para a identificação de grupos populacionais especialmente vulneráveis. Numa segunda fase, o projeto desenvolveu dois estudos-piloto de intervenção que visavam promover estilos de vida saudáveis, nomeadamente no que diz respeito a hábitos alimentares e de atividade física saudáveis, em grupos vulneráveis prioritários (adolescentes e séniores), utilizando o valor acrescentado das novas tecnologias de informação (plataforma Web e aplicações de TV interativa).
O consórcio do Saúde.Come - Promoting Food Security é composto por um grupo de especialistas em diferentes áreas, garantindo a partilha de conhecimento e experiências, essencial para alcançar os objetivos. Este projeto é determinante para o desenvolvimento de futuras decisões de saúde pública sobre as desigualdades na saúde, melhorando os sistemas de informação em saúde e recolha de dados sobre a insegurança alimentar e, em última análise, contribuir para a melhoria do estado nutricional entre os grupos vulneráveis.